Thursday, September 23, 2004

 

Começou a preparação para a guerra conta o Irã

O governo dos Estados Unidos já começou a lustrar os fuzis que serão usados na guerra contra o Irã. Não tenho dúvida que, se Bush for re-eleito, a guerra do Iraque será estendida ao país vizinho.

Na Newsweek de duas semanas atrás uma extensa matéria falava sobre as ligações entre a insurreição em Iraque, chefiada pelo clérigo xiita Muqtada al-Sadr, com o Irã. Declarações de vários oficiais da CIA e do governo americano que o governo iraniano financia a guerrilha americana para impedir uma “vitória fácil dos Estados Unidos”. Segundo esse raciocínio, a guerrilha surgiu no Iraque porque deixaria os Estados Unidos ocupados e dificultaria a abertura de mais um front, no Irã. Deixa a entender que essa pode ser uma desculpa para invadir o país: para acabar com a insurreição no Iraque.

Essa semana a tensão aumentou. O governo israelense anunciou que está comprando bombas e armamentos pesados, que podem ser usados para explodir os reatores nucleares iranianos. Ao mesmo tempo, o ministro do exterior de Israel pediu para que o desrespeito do Irã às determinações da agência internacional de energia atômica seja levado ao conselho de segurança da ONU. Todos lembraram que no começo da década de 80 Israel bombardeou os reatores nucleares do Iraque, e que isso podia acontecer com os vizinhos persas. Mais um motivo para a guerra: weapons of mass destruction!

Colin Powell declarou que os Estados Unidos não pretendem invadir o Irã. Os operadores do mercado de petróleo, que não são otários, entenderam isso como um recado de que não há nenhuma invasão planejada para os próximos meses, mas que isso está no horizonte. O preço do petróleo disparou, mais uma vez.

Acho que, para descontrair o ambiente, o governo do Irã disse que seu programa nuclear não tem objetivos militares, e que pretende apenas gerar “energia elétrica”. Pêra aí: o país que nada sobre combustíveis, e tem a segunda reserva de óleo do mundo (depois da Arábia) e a segunda reserva de gás natural (depois da Rússia), precisa recorrer à energia nuclear para gerar eletricidade? Conta outra...

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.