Wednesday, October 06, 2004

 

Alarme falso

Fiquei uma semana sem postar porque meu cotidiano ficou mais movimentado com o seminário da semana passada. Ontem ainda me despenquei para o Riocentro, para a Rio Oil & Gas, o que também me deixou o dia mais corrido. Hoje estou mais tranqüilo, e posso voltar a postar nesse blog que, contando comigo, deve ter um leitor.

Confesso que fiquei bolado com o termo de exoneração que assinei antes de freqüentar o Seminário Insight. Mais ainda com a liberação que deveria ser assinada pelo meu terapeuta, se eu estivesse passando por algum tratamento psicanalítico ou psiquiátrico. Imaginei logo que era uma coisa sinistra, que podia abalar minhas estruturas.

Mas com o tempo vi que era inofensivo e que, além de não me prejudicar, podia me ajudar. Ao menos aprendi a perguntar à minha chefe, nem que seja por 15 segundos, antes de aceitar qualquer curso ou tarefa. :-) E, realmente, quem está OK pode se beneficiar com o seminário, mas alguém desequilibrado pode atrapalhar os outros participantes ou piorar sua própria situação.

Do próprio site dos Seminários Insight, existe uma breve explicação: O seminário consiste em um treinamento, em que participam cerca de 80 pessoas, que trabalham com um facilitador e uma equipe de assistentes, durante 5 dias consecutivos. O treinamento inclui pequenas palestras, discussões em pequenos grupos, exercícios em duplas, jogos e processo de olhos fechados. Basicamente, você assiste pequenas palestras e participa de dinâmicas em grupos ou duplas, onde o objetivo não é dar conselhos aos outros participantes, mas simplesmente falar da sua vida, seu trabalho, etc. Não é terapia, mas uma grande sessão de auto-análise (daí o nome Insight).

Meu pai é terapeuta em Análise Transacional, e há anos ministra cursos parecidos. Eu já conhecia mais ou menos o modelo, mas nunca tinha freqüentado um curso parecido, e a idéia do seminário é justamente não ficar só na análise intelectual, mas experimentar na prática suas conclusões sobre a vida. Falo só por mim, mas acho que vale a pena.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.