Thursday, October 28, 2004

 

Computador popular... de novo

A AMD lançou um modelo de computador destinado a "mercados emergentes" - o press release do PIC está aqui. Nominalmente, Brasil, China, Índia e Rússia. Ele tem um processador Geode (compatível com a família x86 do Athlon e Pentium), um disco rígido de 10 GB e 128 MB de memória. Não tem drive de CD ou disquete, mas quatro portas USB, permitindo a utilização de um drive externo ou memória flash.

A AMD vai licenciar o modelo, e a fabricação fica por conta de parceiros locais. Até agora, esse novo "computador popular" tem lançamento confirmado na Índia, México e "Caribe". Ele será vendido por canais não tradicionais, como provedores de internet que vão cobrar pelo serviço de conexão, ou serão usados por governos.

Agora o detalhe: parece o usuário não poderá instalar nenhum software no computador, ou, ao menos, não poderá mexer em algumas configurações. Ele vem com uma versão especial do Windows CE, feita para se tornar parecida com o Windows XP. Será que é possível instalar o Linux nele? Ou o Windows está instalado em um chip, como os primeiros Macintosh?

Não há nenhuma menção do Brasil, mas eu acho que o governo federal só vai apostar nessa versão de computador popular se a plataforma não for fechada e se for possível instalar o Linux.

Comments:
pelo que vi lá ele vai custar $185 e nem monitor vai ter... desse jeito acho que vai ser meio furada essa idéia de computador popular... e a não instalação de softwares? o computador vai servir para que? eu hein, cada coisa que os "donos do mundo" inventam para nós pobres ratos de laboratório... sem falar nessa obrigatoriedade em usar o windows, poder de escolha nem pensar né... abraço
kadu
kadu.blogs.sapo.pt
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.