Wednesday, October 13, 2004
Servidores do Indymedia seqüestrados na Europa
Alguém conhece o Indymedia? É um site organizado por uma rede de ativistas sociais, nascido nos protestos de Seatle, que publica notícias relativas a protestos e coisa e tal. É bem esquerdista, parece jornal de sindicato e, francamente, muitas vezes é meio chato.
Pois bem, na última quinta-feira, 7 de outubro, um grupo de oficiais de justiça entrou no datacenter da Inglaterra da Rackspace, a empresa que oferece hospedagem ao Indymedia, e apreendeu dois servidores. Subitamente dezenas de sites dessa rede de ativistas estava fora da internet. Alguns já voltaram a funcionar, mas outros continuam silenciados.
A própria rede de ativistas por trás do Indymedia diz não saber exatamente o que aconteceu, porque a ordem judicial foi emitida contra a Rackspace, e não a Indymedia. Parece que foi o FBI que pediu a apreensão dos servidores, mas a pedido de investigações feitas por outros países, provavelmente Itália e Suíça.
Como sempre, o site do Indymedia não é um lugar muito bom para encontrar as informações, com notícias meio truncadas. A Eletronic Frontier Foundation (EFF), ONG montada por hippies californianos cheios da grana e dedicada à defesa da liberdade da expressão na internet, divulgou um comunicado que explica melhor o que aconteceu.
É, liberdade de expressão na internet existe, mas sempre é bom ter uma cópia de seu site em um lugar seguro.
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.