Friday, January 28, 2005

 

ADSL e o Windows 98

Como fazer conectar um velho computador, com Windows 98, à internet pelo Velox? Essa dúvida me apareceu nos últimos dias, pois trouxe de volta à vida meu velho computador Pentium II 300. O primeiro passo foi comprar uma placa de rede 10/100 (R$ 20), abrir o bichinho e instalar a placa no slot PCI. Mas esse é só o primeiro passo.

Tenho em casa um modem ADSL Speedstream, fornecido pela Telemar aos assinantes Velox. Vi que havia duas possibilidades para usar o Velox com o Windows 98: instalar um protocolo PPPoE no computador ou transformar o modem ADSL, que está em modo bridge, para modo roteador (router).

1ª Opção:
Primeiro tentei a opção aparentemente mais simples. O Windows XP funciona automaticamente com conexões ADSL porque já oferece suporte nativo a PPPoE, o protocolo necessário para acessar uma conexão ADSL. Existem vários protocolos PPPoE compatíveis com o Windows 98, mas tentei o RASPPPOE, porque foi o primeiro gratuito que encontrei.
Se quiser instalar o RASPPPOE, dê uma olhada nas instruções do site. Não é muito complicado, mas não se resume a clicar sobre caixas de diálogo. Em linhas gerais, é preciso instalar o protocolo PPPoE no seu computador, reiniciar ele, e em seguida criar uma conexão para o Velox, como se faria para uma conexão discada.
Não gostei do RASPPPOE porque após sua instalação o computador me pareceu um pouco mais instável – ele, por exemplo, travava ao desligar. Esse problema está documentado, é preciso baixar uma atualização do site da Microsoft, mas, como de qualquer maneira iria precisar transformar meu modem ADSL em roteador, retirei o RASPPPOE do meu computador.

2ª Opção:
Transformar o modem ADSL em roteador é a solução mais elegante, mas de execução um pouco mais complicada. Além disso, se algo não for feito corretamente, não é possível ter acesso ao Velox, sendo necessário chamar a Telemar, conversar com os atendentes e explicar o que deu errado.
A conversão do modem em roteador é explicada com detalhes em um documento no site da Associação Brasileira de Usuários de Acesso Rápido (Abusar). O primeiro passo é atualizar o firmware do aparelho, o que não sei se pode ser feito a partir de um computador com Windows 98. Atualizei o firmware a partir de um computador com Windows XP, conectado diretamente ao ADSL modem por um cabo de rede. Depois será preciso configurar o roteador. Quem não tem interesse em atualizar o firmware e configurar o roteador isso pode contratar um técnico, não é difícil encontrar quem saiba fazer essa modificação por uns R$ 50.
Após a configuração do roteador, será preciso mexer no Windows 98 para que ele entenda o funcionamento dessa estrutura de rede. A maneira mais fácil: coloque um CD de instalação do Windows XP, e acesse o menu "Executar tarefas adicionais". Ali, escolha a opção "Configurar uma rede doméstica ou de pequena empresa". Dê OK nas telas seguintes, pois o CD do Windows XP irá instalar alguns arquivos no seu computador. Dê OK em todas as janelas que aparecerem, e reinicie o computador uma ou duas vezes, até o programa de instalação pedir para reiniciar. Em seguida, é só clicar sobre o ícone do Internet Explorer e configurar a rede escolhendo a opção "Acesso a internet por uma rede local (LAN)". Não tem erro.
Outra possibilidade é instalar um Linux moderno, que se configure por DHCP. Instalei no mesmo computador o Conectiva 10, e a rede funcionou de primeira, sem a necessidade de qualquer configuração esotérica.
No caso de um cancelamento de contrato com a Telemar, será preciso reverter ao modo bridge para evitar dores de cabeça - o documento da Abusar também mostra como fazer isso. Uma vantagem de converter o modem para o modo roteador é que, dessa maneira, é possível dividir a conexão para mais de dois computadores, com o uso de um switch e cabos de rede. Outra vantagem é que agora não é mais preciso autenticar a conexão toda vez que se acessa a internet: isso só precisa ser feito no caso de uma falta de luz, se o modem ADSL for desligado ou se houver algum problema na conexão com a rede da Telemar.

Comments:
no need to know html
no experience required
records audio for you
built-in editor
scrolls text for you
user-adjustable font size
brand any element (text, graphics, URLs, banners)
easy to learn
video tutorials show you how
easily combine text, audio and graphic all-in-one
powerful WYSIWYG Text Editor
import pre-recorded voice or music file
 
##frisky-pixie.com##
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.