Thursday, June 23, 2005

 

O grande cantor

Muito interessante o que aconteceu nas últimas semanas. Depois de assistir o depoimento do Maurício Marinho, ex-diretor dos Correios, é possível entender o padrão de comportamento daquele que aparentemente é seu mestre - o grande Roberto Jefferson. Indagado se cometeu alguma irregularidade, Marinho deu umas desculpas esfarrapadas ("fui enrolado", "fizeram uma lavagem cerebral") e falou: "Mas vocês deviam investigar a diretoria de tecnologia dos Correios. O diretor é do PT". Os membros da CPI perguntaram se ele tinha alguma evidência que pudesse ajudar as investigações e o Marinho saiu-se com coisas do tipo: "Não, mas todo mundo sabe disso."

Roberto Jefferson tinha feito exatamente o mesmo. Quando viu que estava contra a parede, foi para o ataque, com mensalão para cá e Delúbio para lá. Perguntaram se ele tinha alguma evidência que desse apoio às suas acusações. Como seu pupilo iria fazer depois, Jefferson desconversou.


Se o Roberto Jefferson e o Maurício Marinho estiverem fazendo denúncias conseqüentes, que depois sejam apoiadas por provas obtidas em uma investigação policial ou da CPI, parabéns a eles. Mas, por enquanto, continuo considerando Roberto Jefferson o beque central de Fernando Collor, e Maurício Marinho o funcionário público que pegou dinheiro de um licitante em frente a uma câmera de TV.



Mesmo que Dirceu não tenha feito nada de errado, merece passar pela atual humilhação pública. Foi ele o principal articulador da aliança do PT com o PTB, e quando estourou o escândalo nos Correios sua turma ainda tentou abafar a CPI. Tudo isso para depois levar uma facada nas costelas de Roberto Jefferson.

As acusações são tão graves que, mesmo se não forem verdadeiras, mostram o nível de desmoralização de Dirceu. Desse jeito, ele não pode trabalhar chefiando o mais importante ministério do país, ou ser o presidente do PT. Às vezes os políticos parecem crianças em uma escola secundária: Dirceu tomou um "esculacho" enorme, e agora ninguém mais acredita em sua liderança.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.