Wednesday, June 01, 2005

 

Para entender a Bolívia

Um artigo escrito por um geólogo aposentado da Petrobras (e que até escreve bem, para um geólogo!) e publicado no Globo Online ajuda a explicar um pouco a confusão na Bolívia.

Na década de 70 o Brasil não tinha muito interesse em gás natural, ainda mais no exterior, mas, de qualquer maneira, enviaram uma equipe para avaliar as possíveis reservas da Bolívia. Ele percebia que os engenheiros e técnicos bolivianos recebiam os brasileiros com um sorriso amarelo e uma certa apatia. Dados técnicos não chegavam a ele, e, quando chegavam, estavam atrasados e incorretos.

Em um dia de descontração, durante um churrasco, houve uma conversa franca. Os bolivianos admitiram que não colaboravam com os brasileiros porque acreditavam que nós íamos roubar o seu gás, assim como tínhamos feito com o Acre.

Os brasileiros falaram: "Mas nós pagamos pelo Acre cada centavo exigido pela Bolívia!"

Os bolivianos retrucaram: "Vocês pagaram às nossas elites, que roubam do povo. Nós ficamos sem o Acre e sem dinheiro".

Então tá.

Comments:
Excelente artigo!

Pelo visto, as coisas estão piorando em La Paz. Saques, pancadaria, dificuldades crescentes de Mesa e do Congresso. Desse jeito, a situação vai degenerar em golpe militar.

Abs
 
Já ouvi de um engenheiro de uma empreiteira, que construiu dutos para Petrobras e Repsol na Bolívia, um relato sui generis. Ele disse que após conseguir todas as licenças para a obra, indenizar os proprietários e coisa e tal, os índios simplesmente fazem a obra parar e falam que não foram consultados. Depois da liberação de um "faz me rir", a obra prossegue. Na Bolívia os terrenos devem ser multi-dimensionais, com pelo menos um dono branco e um dono indígena.
 
Bruno, parabéns pelo blog. Tô voltando de férias e vou começar a acompanhar o seu blog e o de MAurício com mais calma e atenção. Bom encontrar pessoas com interesses comuns. Abraço.
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.