Thursday, August 11, 2005

 

Pé na Estrada

On The Road
Esta semana li uma ótima notícia: o livro On The Road vai ser filmado, com a direção de Walter Salles.

Há pouco mais de dois meses comecei a ler o livro, que, como boa literatura "pulp", foi comprado em um jornaleiro. Diferente de muitos outros livros, a tradução de On The Road foi feita com esmero, pelo jornalista/escritor Eduardo Bueno, em 1984, e revista para essa re-edição de 2004.

Muita gente diz que On The Road é um livro para ser lido em voz alta, pois ele tem uma prosa solta, poética, cheia de adjetivos mas leve. Realmente, muitos trechos funcionam sendo declamados, mas ler ele silenciosamente, sem incomodar quem está a seu lado no metrô, também é possível. A lenda (criada pelo próprio Kerouac) conta que o livro foi escrito em três semanas, no estilo stream of consciousness, mas a verdade é que ele foi reescrito diversas vezes ao longo dos quase dez anos em que foi rejeitado por sucessivas editoras.

On The Road conta a história de Sal Paradise, alter ego de Kerouac, escritor fracassado de Nova York que por volta de 30 anos de idade vê seus amigos amigos porra-louca, aficcionados por sexo, drogas e jazz (naquela época não havia rock and roll), deixarem a cidade. Ele decide cair na estrada, quase sem dinheiro no bolso e se deslocando de carona, e vivendo com sub-empregos em algumas cidades do percurso. Paradise dorme em hotéis, carros, ônibus, ao ar livre, em barracas, na casa de amigos, e trabalha como segurança e lavrador em uma plantação de algodão. Mas a maior parte do tempo ele passa viajando, bebendo ou conversando com amigos como Carlo Marx (alter ego de Allen Ginsberg) ou Dean Moriarty (versão ficcional de Neal Cassady).

Muita gente diz que sua vida mudou depois de ler o livro. Jim Morrison começou a escrever suas poesias e fundou o the Doors, Bob Dylan fugiu de casa e Francis Ford Coppola se tornou fixado por ele, a ponto de comprar os direitos do livro para o cinema mas passar décadas sem filmá-lo. O próprio Eduardo Bueno conta que viajou por toda a América do Sul após colocar o livro em sua mãos, e alguns anos depois viu sua vida girar quando sua tradução se tornou um sucesso no Brasil das Diretas Já e do Circo Voador.

Walter Salles e o roteirista Jose Riviera vão recriar a dupla que criou Diários de Motocicleta, e ganharam a benção do poderoso chefão para trazer On The Road à vida. Se ele tiver 10% da qualidade do livro, será o melhor filme do ano.

Faça a você um favor. Leia On The Road - Pé na Estrada.

Comments:
Também gosto muito do On The Road, embora ele não tenha feito de mim um astro do pop-rock ou um andarilho continental.

O Diários de Motocicleta é um road movie estupendo, e não penso em ninguém melhor do Salles para levar do romance às telas. Desde já o filme é um dos mais aguardados na minha lista.

Abraços
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.