Thursday, September 22, 2005

 

Re: [Pouco Sono] 9/22/2005 12:14:20 PM

Concordo que a circulação de armas deve diminuir no país. Eu inclusive, não tenho nem pretendo comprar uma arma. Mas o atual estatuto do desarmamento já é bem severo quanto aos usos que se pode fazer de uma arma.

As perguntas que devem ser feita são:
Tornar ilegal o comércio de armas vai diminuir o número de armas em circulação? Ou vai simplesmente empurrar para a ilegalidade uma parcela da população que deseja ter acesso a elas?

Somos o país onde todo médico atende "com e sem recibo". Em que todas as empresas dão um "jeitinho" para pagar menos imposto. Em que muitos motoristas preferem não pagar o IPVA e eventualmente pagar uma propina a um guarda a ficar em dia com os impostos. Aqui, a exploração da prostituição teoricamente é proibida, mas existem complexos milionários para sua prática. Idem para aborto, tráfico de drogas, e muitas outras coisas.
 
Somos um país com muitas proibições, mas com um sistema de controle muito fraco. Inventar mais uma proibição radical não é parte da solução, mas parte do problema.
 
Com as armas não vai ser diferente. A proibição do comércio de armas vai simplesmente fazer explodir o comércio ilegal, também chamado de tráfico. Prefiro que o comércio de armas seja legal, pois assim ao menos parte dele vai ser controlado. Com a proibição, ele iria todo para o submundo.
A crise política de fato abafou a discussão sobre o referendo. Também fui contra a proibição de armas, pelos mesmos argumentos que você menciona, mas mudei de opinião.

A maioria dos homicídios cometidos com armas de fogo no Brasil - em torno de 80 a 90% conforme a cidade - não são cometidos por ladrões e traficantes, mas por pessoas comuns em situações cotidianas como brigas de bar e discussões de trânsito.

Tirar armas dessas pessoas irá diminuir em muito a quantidade de homicídios no Brasil.

Terá impacto sobre as armas ilegais? Pouco ou nenhum. Talvez as torne mais caras de serem obtidas.

Mas melhora bastante a situação das armas nas mãos dos cidadãos comuns, que às vezes são mais perigosos do que os bandidos.


Novo Yahoo! Messenger com voz: ligações, Yahoo! Avatars, novos emoticons e muito mais. Instale agora!

Wednesday, September 21, 2005

 

Referendo do comércio de armas

As atenções do país nos últimos meses se voltaram aos mensalões, Delúbios e Severinos. Entretanto, estamos a poucos dias de um referendo, o primeiro a ser feito em muitos anos no país. E é impressionante como a desinformação é grande sobre ele.
 
O referendo do comércio de armas vai se realizar no primeiro domingo de outubro (ou seja, dia 2). O governo vai perguntar a cada cidadão se ele concorda com o artigo 35 da Lei 10.826/2003, também conhecida como Estatuto do Desarmamento. O artigo é muito claro: "É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei”. É uma lei que afeta cada pessoa, mas ninguém parece muito interessado em discutí-la. O site do Tribunal Superior Eleitoral tem todos os textos legais relativos ao referendo.
 
Posso parecer antipático, mas vou votar contra esse artigo. O Estatuto do desarmamento já proíbe o posse de armas de fogo para qualquer pessoa, exceto agentes públicos (policiais, juízes, etc). Ele já está em vigor, mas continuamos vendo muitas pessoas nas ruas que não são policiais portando armas - óbviamente, são criminosos, e para eles quebrar mais uma lei ao portar uma arma não faz diferença. Atualmente, alguém que queira seguir as leis só pode ter uma arma dentro de sua casa ou propriedade particular.
 
O referendo é muito mais radical: simplesmente proíbe a compra de qualquer arma. Um comércio que certamente movimenta alguns milhões de dólares por ano no país vai se tornar ilegal - porque impedir a realização de uma transação econômica é impossível. É como a Lei Seca, que não impediu que os americanos deixassem de beber, mas tornou ilegal o comércio de bebidas e permitiu que criminosos como Al Capone ganhassem muito dinheiro.
 
Quem é criminoso vai continuar comprando e vendendo armas. Quem segue as leis não vai mais poder fazer isso. Quem perde e quem ganha?
 
O Fritz Utzeri escreveu um artigo interessante sobre o tema, publicado no Jornal do Brasil. É claro que ninguém o comentou.


Novo Yahoo! Messenger com voz: ligações, Yahoo! Avatars, novos emoticons e muito mais. Instale agora!

Sunday, September 18, 2005

 

A primeira a gente não esquece

Hoje pela primeira vez tive meu carro parado em uma blitz da Polícia. Como se não bastasse, fui parado outra vez horas depois.

A primeira eu já devia saber que poderia acontecer. Fui para a Barra pela Avenida Niemayer, que corta as duas favelas que estão constantemente em tensão, Vidigal e Rocinha. A blitz era composta por três policiais, todos com fuzis. Tive que sair da minha viatura (como os policiais apelidam os carros) e apresentar minha habilitação (carteira de motorista, em burocratês). Ele ainda fez uma revista rápida no bagageiro e no porta-trecos que fica na porta, mas logo me liberou, depois de prencher um controle com meu nome e placa do carro (santa burocracia!).

Depois de fazer a primeira curva reparei que havia uma luz vermelha no painel: tinha saído com o freio de mão puxado.

Valeu a pena, pois fui até a Prainha e lá era um dos poucos lugares do Rio onde não havia muito vento e o surf estava ao menos regular. Das ondas que eu peguei, duas foram muito boas.

Na volta, logo na descida da Prainha, em frente à Praia da Macumba, mais um policial não foi com a minha cara e me pediu para parar. Dessa vez foi mais rápido; desci da viatura e mostrei a habilitação, e não foi preciso fazer uma revista.

As histórias de terror de "duras" da polícia não se confirmaram dessa vez. Espero que não tenha sido sorte, mas o usual.

Thursday, September 08, 2005

 

Amigos de José Dirceu

O antes todo-poderoso José Dirceu, quem diria, agora tem um blog. O endereço www.amigosdezedirceu.weblogger.com.br reúne discursos do nobre deputado, a defesa que ele apresentou ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados* e slogans como "SAÍDA HONROSA É PEMANÊNCIA NA CHAPA!!!!! QUEREMOS ZÉ DIRCEU NA DIREÇÃO DO PT!!!!!".

Os comentários são hilários. Os amigos do José Dirceu não devem ter muito tempo para comentar blogs, pois quase todos os leitores detonam o excelentíssimo. O mais engraçado que achei é “DIRCEU É MEU AMIGO...MEXEU COM ELE MEXEU COMIGO..... ASSINADO: DELUBIO E DANIEL DANTAS”. Algum outro comentário digno de nota no blog dos amigos de José Dirceu?

* Conselho de ética da Câmara dos Deputados? Isso é um oxímoro!


Monday, September 05, 2005

 

Sem comentários

Agora não posso mais fazer comentário a nenhum blog durante o expediente. Daqui a pouco o próprio domínio blogspot.com vai ser bloqueado. Mundo cruel...


Saturday, September 03, 2005

 

Meu telefone celular mudou

Desisti da Claro. O número novo está no meu perfil no Orkut.

Friday, September 02, 2005

 

A liberdade

Estava achando estranho. Na minha empresa eu tinha liberdade para blogar. Tinha. Agora o endereço www.blogger.com está bloqueado.

Mas de quê adianta tanta proibição? De agora em diante terei que postar via e-mail, para o endereço secreto que o blogspot.com te permite criar. Mas essas mensagens de propaganda do Yahoo e outros e-mails vão começar a se tornar engraçadas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.