Monday, January 16, 2006

 

Direito de resposta

Não que isso vá fazer alguma diferença. Mas não custa nada divulgar um programa que entrou na grade de televisão aberta por conta do mau gosto de João Kleber. Um dos programas é dedicado à criação da defensoria pública em São Paulo. Não dá para negar, nesse aspecto o Rio de Janeiro é muito mais avançado que São Paulo!

Programa Direitos de Resposta na Rede TV!, evento histórico na comunicação brasileira, entra em sua última semana

São Paulo, 16 de janeiro de 2006.
O programa Direitos de Resposta na Rede TV! evento histórico na televisão e na luta pela democratização das comunicações no Brasil, entra em sua última semana no ar. De 12 de dezembro a 20 de janeiro, foi possível mostrar ao telespectador brasileiro que é possível fazer programas de TV de qualidade, sem baixaria, e que reflitam a diversidade e a pluralidade do Brasil.
Envolvendo dezenas de pessoas e entidades em sua produção, o Direitos de Resposta (www.direitosderesposta.com.br) apresentou 30 programas de debate com mais de 50 pessoas sobre temas cruciais da sociedade brasileira.
Além disso, foi construído com a colaboração de inúmeras entidades, ONGs, movimentos sociais, produtores independentes e tevês públicas, comunitárias e universitárias, que enviaram para a elaboração do programa cerca de 400 vídeos, entre documentários, entrevistas e debates, dentre outras produções para TV que abordassem a temática dos direitos humanos.
Fruto de acordo judicial histórico, pelo qual a Rede TV! se comprometeu, dentre outras coisas, a exibir, a título de contrapropaganda, programas de direitos humanos produzidos pelas organizações autoras da ação civil pública, o Direitos de Resposta deixa de ser exibido esta semana pela emissora. Sua história não se encerra agora, porém.
Trata-se de iniciativa que renderá ainda muitos frutos para a sociedade e a democracia brasileiras. E, a julgar pelo sucesso do programa e pelo desrespeito aos direitos humanos que ainda viceja em boa parte das emissoras, programas e conteúdo da televisão brasileira – não só da TV, como também do rádio, jornais, revistas... – é possível registrar, com toda certeza, que a luta pelos direitos humanos na comunicação é história que ainda será contadaem muitos novos capítulos.
Esta semana, entre os dias 16 e 20 de janeiro, o telespectador brasileiro terá a oportunidade de acompanhar mais cinco programas do Direitos de Resposta.
Os programas destacarão questões ligadas ao Humor, Acesso à Justiça, Diversidade Sexual, Gênero e Direitos do Telespectador.
Confira abaixo a programação dos cinco últimos dias, com os debatedores que participam de cada edição do Direitos de Resposta, sempre com enfoque nas questões ligadas aos direitos humanos:
Mais informações sobre o Direitos de Resposta podem ser obtidas em www.direitosderesposta.com.br ou com Antonio Biondi, jornalista e integrante do Intervozes (leitebiondi@uol.com.br). Caso haja mudanças na programação da semana, o blog do programa trará a atualização dos temas.
O programa Direitos de Resposta poderá ser visto no sinal aberto da Rede TV! (que em cada cidade é sintonizado em um canal), e nos canais a cabo número 15 e 20, dependendo da operadora. O horário é das 16h às 17h, lembrando que nos estados sem horário de verão é das 15h às 16h.
Atenciosamente, equipe do programa Direitos de Resposta.
Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual (ABCDS), Associação da Parada do Orgulho dos Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo, Associação de Incentivo à Educação e Saúde de São Paulo (AIESSP), Centro de Direitos Humanos (CDH), Identidade – Grupo de Ação pela Cidadania Homossexual, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Ministério Público Federal – Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC)

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.